sábado, 18 de agosto de 2012

Policia Militar Faz operação desastrada na cadeia publica de Serra Talhada.

Os Fatos a seguir é uma fiel e verdadeira narrativa dos acontecimentos do dia16/08/2012, quando Policiais Militares do GATI e CIOSAC entrarão na cadeia publica de Serra Talhada para fazerem uma busca por drogas e celulares naquele estabelecimento penal.


Denuncia Resumo.

Policias Militares do GATI entrarão na cadeia publica de Serra Talhada por volta das 16:30 do dia 16/08/2012 para efetuarem uma busca por drogas e celulares, após os detentos ficarem mais de duas horas sentados no chão das celas com o rosto para parede usando apenas roupas de baixo e sem poder usar o banheiro a revista foi efetuada sem maiores problemas.

Na verdade os problemas aconteceram quando os detentos foram autorizados a retornar para as celas e encontrarão Televisores, DVD’se equipamentos eletrônicos em geral quebrados, este fato revoltou a maioria dos detentos que começaram a gritar que os policias deveriam pagar pelos equipamentos.

Ofendidos com os gritos e xingamentos os policias militares adentrarão novamente na instituição penal com todos os detentos já recolhidos as suas celas, lançarão bombas de efeito moral e ordenarão que os detentos tirassem todas as roupas, abrirão então as celas uma por uma tirando-os para o pátio após uma nova revista sem justificativa aparente ordenarão que os apenados sem roupa alguma fizessem a faxina do pátio, enquanto eles riam e os ofendiam com todo tipo de palavras impronunciáveis. Após acabar a sessão de humilhação, os detentos foram autorizados a retornar para suas celas e deu-se inicio a sessão de tortura, em um ato de covardia os policiais apagaram as luzes da instituição penal deixando todo o prédio no escuro total, isso para não serem identificados e lançarão dentro das celas spray de pimenta em grande quantidade, enquanto todos os detentos gritavam por socorro e outros agonizavam devido a doenças como asma e outras ao ponte de alguns desmaiarem, ouvia-se do lado de fora as gargalhadas dos torturadores e opressores se divertindo com o sofrimento dos detentos.

Passados alguns minutos as luzes da instituição penal foi reestabelecida, e alguns apenados idosos com mais de 60 anos e doentes além de apenados afetados pela grande quantidade de gás lançado dentro das celas começaram a ser carregados nos braços para serem levados para o hospital a fim de serem supostamente socorridos.

Ainda não satisfeitos os policiais em uma frágil tentativa de justificarem seus atos passaram de cela em cela para pegar os detentos que segundo eles colocarão fogo na cadeia e que teriam cuspido em um policial, o tal fogo se resumia a um balde de lixo queimando no pátio local onde os detentos não tinham acesso porque estavam trancados em suas celas, foram levados a uma sala separada onde foram agredidos fisicamente com tapas e pontapés enquanto todos os outros ouviam os gritos dos companheiros pedindo para parar de apanhar, após as agressões os detentos foram conduzidos até a delegacia para serem autuados.

Na verdade os apenas responderão com indignação e revolta a justa agressão ao verem seus equipamentos eletrônicos quebrados ao serem humilhados, torturados e feridos em sua dignidade e humanidade.

Quando os policias foram embora os apenados notaram pela falta de documentos pessoais e dinheiro, um apenado relatou ter sumido Quinhentos reais de sua carteira.

É necessário esclarecer à sociedade e as autoridades em geral que a cadeia é em tese uma instituição que deveria reabilitar o apenado para que ele possa voltar ao convívio da sociedade, não é uma instituição publica de tortura, os detentos que se encontram na cadeia publica são na grande maioria presos provisórios sem condenação aguardando decisão da justiça, a Constituição Federal, garante que ninguém será considerado culpado antes de ser julgado.

Mas quando aqueles que deveriam “Servir e Proteger”incentivados pela certeza da impunidade, Passam a humilhar, torturar e oprimir os seus semelhantes, então fica a pergunta, Quem são de fato os bandidos? Os que estão presos com a certeza que o estado vai cumprir o mínimo exigível que é garantir a sua integridade física e mental enquanto detidos e aguardam pela decisão da justiça? Ou aqueles que abusão da autoridade para ferir a integridade, humilhar e torturar pessoas indefesas, que por estarem trancados não ofereciam risco algum a eles?

Resta-nos pedir as autoridades aos familiares, pastoral carcerária, direitos humanos e a quem possa interessar SOCORRO, para que fatos como estes não voltem a acontecer, porque todos os que ali estão um dia com certeza vão retornar ao convívio da sociedade e se tradados como serem humanos voltaram melhores, mas quando trados como animais, de que maneira voltaram?



Chegou a nossa redação baixo assinado com 63 assinaturas e carta escrita á mão, com o texto acima, copias deste documento serão encaminhadas ao Ministério Público, ao Comando da Policia Militar de Serra Talhada a Corregedoria de Policia a Pastoral Carcerária, e as instituições de Direitos Humanos.

Por Vinity Magalhães

Nenhum comentário:

Postar um comentário